Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationRadarA manteiga ghee é melhor que a manteiga comum?

A manteiga ghee é melhor que a manteiga comum?

  • Written by:

A manteiga ghee geralmente é vista como uma alternativa saudável. 

ghee é um alimento minimamente processado originário da Índia. Mas com a disseminação da cultura oriental pelo ocidente, passou a ficar conhecida no Brasil, principalmente entre os praticantes de ayurveda e yoga. A manteiga ghee geralmente é vista como uma alternativa saudável a outras formas de gordura, como a manteiga convencional e a margarina; e pode ser encontrada nas versões original (feita a partir do leite da vaca) e vegetal (feita a partir do óleo de palma). Mas há quem questione seus benefícios.

Manteiga ghee de origem animal

Do sânscrito गोघृत (ir-ghṛta), o ghee original é feito a partir do aquecimento do leite da vaca. Esse processo separa a parte mais gordurosa do leite, que é a base do ghee.

Calorias e nutrientes

Para efeito de comparação, confira os valores calóricos e nutricionais de uma colher de sopa (14 gramas) de ghee e de manteiga convencional:

Tanto a manteiga comum quanto o ghee são ricos em ácidos graxos saturados, que podem suportar altas temperaturas sem serem danificados. O ghee também produz menos acrilamida, um composto tóxico que é gerado com o aquecimento de óleos vegetais, como o óleo de soja. Saiba mais sobre esse tema na matéria: “Acrilamida: substância presente em frituras pode ser cancerígena”.

ghee contém uma maior concentração de gordura do que a manteiga e um pouco mais de ácido butírico e outras gorduras saturadas de cadeia curta. De acordo com estudos, essas gorduras podem reduzir a inflamação e promover a saúde intestinal.

manteiga ghee também contém ácido linoleico, uma gordura poli-insaturada que pode ajudar a aumentar a perda de gordura, de acordo com estudo. No geral, as diferenças entre os dois tipos de manteiga são quase irrelevantes. A não ser pelo fato de que, o ghee, mesmo tendo sido feito do leite da vaca, é completamente livre de lactose e da proteína do leite caseína. Para pessoas que têm alergia ou sensibilidade a esses componentes lácteos, o ghee é a melhor escolha.

Outra preocupação é que, durante a produção de ghee em alta temperatura, pode ser produzido o colesterol LDL (considerado “ruim”). E o colesterol LDL está associado a um maior risco de desenvolvimento de várias doenças, incluindo doenças cardíacas. Em contrapartida, a manteiga não tem colesterol ruim.

 

 

 

Fonte: ecycle

Comments are closed.