Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Linkedin
Food InnovationEmpresas & NegóciosAB InBev trocará presidente do conselho

AB InBev trocará presidente do conselho

  • Written by:
Oliver Goudet é presidente de um grupo alemão que investe em empresas do setor de consumo e bebidas.

O conglomerado cervejeiro AB InBev planeja substituir o presidente do conselho de administração, Oliver Goudet, no próximo mês por preocupação com possível conflito de interesses do executivo, que é também presidente da alemã JAB Holdings, grupo de investimento que compra participações em empresas.

A AB Inbev é uma empresa belgo-brasileira e tem como acionista o grupo 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann, Carlos Alberto Sicupira e Marcel Herrmann Telles. Entre as principais marcas da cervejaria estão a Stella Artois e Budweiser.

Pessoas relacionadas à AB InBev afirmaram que o Goudet será substituído na próxima reunião de acionistas, que ocorrerá em 24 de abril.

O conflito de interesse, segundo uma pessoa ligada à AB InBev, está ligado à compra pela JAB da Keurig Dr Pepper, produtora de café e bebidas, o que elevou a preocupação de que a empresa alemã estaria muito próxima da área de atuação da gigante de bebidas, que atua no setor de consumo.

A empresa cervejeira está aumentando sua fatia outras categorias, como bebidas alcoólicas frisantes e doces e também não alcoólicas com o objetivo de reduzir a queda no consumo em grandes mercados.

A JAB, que administra a fortuna da bilionária família alemã Reimann, investiu mais de US$ 50 bilhões nos anos recentes, tornando-se um grande concorrente no setor de consumo, incluindo o de bebidas.

Goudet confirmou que deve se afastar para dedicar mais tempo a suas crescentes responsabilidades como sócio gestor e presidente da JAB.

“Tenho tido o privilégio de servir ao conselho, fiquei muito impressionado com a qualidade da gerência da companhia e tenho absoluta confiança no futuro do nosso negócio”, afirmou.

Goudet teria mais um ano no posto de presidente do conselho para cumprir os cinco anos de mandato na AB Inbev e é 1 dos 3 conselheiros independentes dentro do quadro de 15 executivos.

Os outros postos são ocupados por representantes dos acionistas da cervejeira, que controlam juntos 51% dos votos no conselho.

“Somos extremamente gratos às muitas contribuições e comprometimento de Goudet com a nossa companhia nos últimos anos em que foi membro do conselho e pelos quatro anos como presidente”, afirmou um porta-voz da AB Inbev.

A saída de Goudet marca ainda o fim de uma relação próxima entre o 3G Capital, que planejou os acordos que culminaram na criação da gigante AB InBev, e a JAB. Antes de Goudet, Peter Harf, também da JAB, foi presidente do conselho da cervejaria por quase uma década, antes de renunciar em 2011.

Fonte: Folha

Comments are closed.