Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationEmpresas & Negócios VarejoPão de Açúcar lança projeto de reciclagem de isopor

Pão de Açúcar lança projeto de reciclagem de isopor

  • Written by:

Para celebrar o Dia do Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro, a Plastivida – Instituto Socioambiental de Plásticos – lançou um projeto-piloto em cinco lojas do Pão de Açúcar para promover a reciclagem do EPS, conhecido popularmente como isopor.

As unidades que receberam Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) estão localizadas na região de Pinheiros e na zona Oeste da cidade de São Paulo, onde as embalagens, bandejas e outros itens de isopor poderão ser reaproveitados.

Hoje, o Brasil já recicla cerca de 30% do total do material descartado ao ano. Porém, de acordo com a instituição, para que a técnica possa se expandir é necessário torna-la cada vez mais eficiente. Assim, a iniciativa aproxima a realidade de reciclagem à população que compra no Pão de Açúcar, trazendo conscientização e incentivo à prática.

“Essa é uma ação educativa, que reforça a informação de que o EPS é um plástico e que pode ser reciclado, se transformando em novos materiais com valor de mercado, gerando emprego e renda, além de preservar o meio ambiente”, destaca o presidente da Plastivida, Miguel Bahiense.

“O EPS é um plástico que possui, em sua composição, mais de 90% de ar e o restante de polímero. Quando se retira o ar e se reduz o volume do produto, os custos logísticos se tornam viáveis e o processo de reciclagem pode ser completado na prática”, explica Bahiense sobre o processo.

Dessa forma, os produtos coletados são tratados na reciclagem para serem reintroduzidos na cadeia produtiva, transformando-se em diversos materiais como argamassa, decks de piscina, concreto leve, molduras de quadros, rodapés, calçados, material de escritório, embalagens para a proteção de objetos, entre outros.

Já para o diretor executivo do Pão de Açúcar, Laurent Cadillat, este projeto está em linha com o posicionamento da rede supermercadista, que tem na sustentabilidade um ponto estratégico da marca.

“Nossos clientes já nos reconhecem como um local que oferece oportunidades para o descarte correto de resíduos recicláveis, e a ampliação desse serviço, por meio dessa parceria, reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento de ações que têm como objetivo promover o consumo consciente e atitudes responsáveis”, afirma.

 

 

 

Fonte: supervarejo 15.10.19

Comments are closed.