Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Food InnovationEuromonitor Inteligência de MercadoSilver Economy impulsiona megatendências

Silver Economy impulsiona megatendências

  • Written by:

Pessoas de todo o mundo estão vivendo mais. À medida que a longevidade estiver se tornando a nova norma, ela transformará imensamente o mundo em que vivemos e moldará a demanda futura do consumidor.

As empresas precisam reconhecer o impacto abrangente do envelhecimento e aumentar a longevidade e abraçar as oportunidades que ela trará nos próximos anos.

Um olhar sobre as tendências do envelhecimento e o boom da longevidade

O mundo está envelhecendo, impulsionado pelo aumento da expectativa de vida e pela queda nas taxas de natalidade. A seguir, são apresentadas algumas das principais projeções de envelhecimento e longevidade:

♦ Em 2019, pela primeira vez na história, o número de pessoas com 65 anos ou mais ultrapassará o número de crianças com 4 anos ou menos.

♦ Até 2030, mais de 990 milhões de pessoas terão 65 anos ou mais. Um quarto deles morará na China.

♦ A expectativa de vida global ao nascer chegará a 74,4 anos até 2030, comparado a 66,7 em 2000.

♦ Entre a população de 65 anos ou mais, o grupo que mais cresce entre 2019 e 2030 serão as pessoas de 75 a 79 anos.

População Total Global por Idade 1980-2030

Previsões para 2019 do futuro modelo demográfico da Euromonitor International

Envelhecimento e longevidade impulsionarão megatendências dos consumidores

O envelhecimento da população, combinado com uma vida útil mais longa, terá imenso impacto no mercado global, pois está remodelando o estilo de vida do consumidor e as decisões de compra. Hoje, os consumidores idosos já vivem uma vida diferente em comparação à geração anterior. Por exemplo, os pensionistas da Baby Boomer compram de tudo, desde itens para casa e tecnologia a cosméticos e experiências de viagens de aventura. O envelhecimento e a longevidade estão impulsionando várias megatendências dos consumidores.

Experimente mais

Sabe-se que os consumidores mais jovens valorizam a experiência sobre as “coisas”, mas os consumidores mais velhos são um impulsionador crescente dessa megatendência. A demanda dos consumidores idosos por viagens está aumentando, dado que agora eles têm mais tempo – e em muitos casos os recursos – para viajar. Para explorar esse mercado crescente, o Flight Center New Zealand oferece viagens experimentais personalizadas para idosos. Isso inclui pacotes de viagens para idosos e cruzeiros para idosos.

Frequência de viagem de pessoas com mais de 60 anos

Inquéritos sobre estilos de vida da Euromonitor International

Vida Saudável

A saúde é a nova riqueza e se torna ainda mais importante à medida que envelhecemos. O forte aumento no número de consumidores mais velhos significa que a mudança para estilos de vida saudáveis continuará a ganhar impulso. Os consumidores seniores estão alimentando a demanda por saúde e bem-estar. Centrum, uma marca de vitaminas pertencente à Wyeth Pharmaceutical, adotou ativamente a tendência de vida saudável entre os consumidores mais velhos na China. A empresa cooperou com um programa na TV de Pequim para convidar proativamente as pessoas de meia-idade e idosas a manter uma mentalidade enérgica no trabalho e na vida pessoal, tomando regularmente vitaminas do Centrum.

Compras Reinventadas

Juntamente com as mudanças de urbanização e tecnologia, o envelhecimento é uma força motriz por trás do cenário em mudança do setor varejista. A demanda por compras convenientes é enorme entre os consumidores mais velhos, oferecendo oportunidades para novos modelos de negócios que atendem às suas necessidades. A Flaschenpost, uma startup alemã que fornece um serviço de entrega rápida de bebidas, registrou um forte crescimento no mercado local recentemente. Embora a empresa não tenha como alvo específico os consumidores mais velhos, seu conceito de negócios ressoa bem com o crescente grupo de consumidores idosos da Alemanha que talvez não desejem ou possam carregar mais caixas pesadas de bebidas.

Consumidores conectados

O crescente desejo dos consumidores mais velhos de manter sua qualidade de vida deu origem ao movimento “Envelhecimento no Local”, que se concentra em manter os idosos em suas próprias casas por mais tempo à medida que envelhecem. A tecnologia tem mostrado grande potencial para melhorar a vida dos idosos.

A automação residencial, o monitoramento remoto da saúde e os cuidadores robóticos estão permitindo que os idosos continuem a viver independentemente em suas próprias casas, sem afetar sua saúde e segurança. Alexa, assistente virtual da Amazon, já ajuda muitos idosos, respondendo perguntas, lendo as notícias, ligando para parentes e controlando dispositivos como luzes e televisão, sob demanda.

Consumidores de prata serão o futuro. Seus estilos de vida continuarão a evoluir com o aumento dos padrões de vida e a melhoria das condições de saúde. Hoje, entender e envolver esse segmento de consumidores em expansão será vital para que as empresas continuem bem-sucedidas em longo prazo. Para obter mais informações sobre mudança de população e outros drivers de megatendências, faça o download aqui.

 

 

 

Fonte: Euromonitor 11.09.19

Comments are closed.